Como alimentar um cão corretamente

A hora da alimentação também pode - e deve - ser um momento de estimulação e, por mais estranho que pareça, o único lugar onde não deveria haver comida é no pote de comida.Calma! Explico melhor:

Embora a maioria das pessoas considere que oferece uma vida de qualidade para seus cães, não é bem isso que acontece. Camas de luxo, roupas e acessórios de beleza, idas frequentes ao “banho e tosa”, rações de qualidade e muitos mimos não são o que há de melhor sob o ponto de vista das necessidades de um cão.

Se o seu cãozinho estivesse na natureza ele teria que fazer uma série de coisas para conseguir alimento. Caçar, abater, guardar a caça, comer e descansar, buscar parceiros sexuais, encontrar um local seguro para repousar…

Embora tudo isto pareça um pouco cruel e ter a alimentação à disposição o dia inteiro pode parecer algo positivo, não é.

Como os cães convivem conosco dentro de nossas casas e apartamentos, as suas vidas são limitadas a rotina que proporcionamos a eles. Passar a maior parte dos seus dias num ambiente empobrecido (sob o ponto de vista de enriquecimento ambiental), onde eles já conhecem cada cantinho, é bastante aborrecido.

Se compararmos a nossa rotina, a deles estará anos luz atrás, em se tratando de novidades e desafios.

Por exemplo, mesmo em casa temos como acessar o nosso e-mail, facebook, ver um filme , falar ao telefone, ler um livro, trabalhar, receber visitas… e eles?
Levantam, bebem água, deitam. Levantam, fazem xixi, deitam no sofá, latem na sacada ou portão, deitam embaixo da sua mesa, mordiscam um brinquedo (quando possuem), comem e dormem. Tudo isto é muito pouco considerando a capacidade de exercícios e interações sociais que um cão é capaz de ter durante um dia.

Então, para aproveitar a excelente oportunidade de estimulação que podem ser os momentos das refeições, adapte para que aconteçam das seguintes maneiras:
Make use of a refeição como moeda de troca por treinamento. Considerando que estamos falando de Treino Positivo (o treino que não faz uso de aversivos), treinar é bom, divertido e estimulante! Pois bem, a refeição do seu cão pode ser utilizada como moeda de troca dos exercícios que está ensinando a ele. Se está fazendo aula de educação canina ou se está ensinando por conta própria, aproveite a refeição e “mãos a obra”! Os treinos podem ser curtos e bem divididos de forma a se encaixarem na sua rotina diária. Além de educá-lo utilizando a própria refeição, manter o treino “aceso” e em evolução, também estará proporcionando desafios estimulantes ao seu cão.
use o enriquecimento ambiental
Através do uso de brinquedos dispensadores de alimento poderá fazer com que o seu cão “trabalhe” para obter a refeição (semelhante ao que faz com os treinos, aqui utilizará objetos). Ao trabalhar (roer, revirar, carregar de um canto para o outro…) ele estará sendo estimulado, se divertindo e também tendo o seu tempo ocupado com uma das atividades primárias dos canídeos, a alimentação. Provavelmente, quando acabar a refeição, vai descansar relaxado.
A utilização de tais ferramentas também irão colabor para evitar que o cão coma rapidamente e passe mal, como acontece com muitos cães. E com mais tempo ocupado as oportunidades dele “aprontar” pela casa irão diminuir. Além disto, poderá utilizar tais brinquedos durante a sua ausência, diminuindo a ansiedade e o tédio do cão enquanto for necessário que ele esteja só.
Exercite o Faro
Crie esconderijos com parte das refeições. Espalhe pela casa vários potinhos de forma que ele tenha que farejar para encontrar a comida. Para isto, terá que estar com um pouco de fome e não de barriga cheia, certo? Também evite esconder em locais onde ele possa estragar algo ou derrubar algum móvel. Inicie com um nível de dificuldade baixo e vá aumentando gradualmente ao longo dos dias e da evolução do cão.

Outra opção para o seu cão exercitar o faro é espalhar a ração ou comida pela casa (em um cômodo ou grama do quintal). Sim, espalhar! Se o ambiente estiver limpo não há nada de mal nisto. Se o ambiente estiver com pouca luz será ainda melhor pois o cão terá que utilizar apenas o faro e isto é muito bom! Faço em casa com os meus e eles adoram. Experimente !!

Observação importante: Para os casos de tutores que possuem mais de um cão, fiquem atentos para adaptarem as orientações acima de forma que não aconteça brigas entre os cães por motivo de disputa por comida.

Agora, com as opções de como alimentar o seu cão e os benefícios que geram tais adaptações: Mãos a obra!
Conheça agora Alguns alimentos que são prejudiciais a saúde do seu cão


Evite que o seu cão tenha muita liberdade na cozinha. Existem muitos itens inofensivos para nós na nossa cozinha que podem prejudicar o seu cão. Por exemplo, o fermento e o bicarbonato de sódio são altamente tóxicos. Também a noz-moscada e outras especiarias. Manter os alimentos fora do alcance do seu cão e manter as portas da despensa fechadas, irão ajudar a proteger o seu amiguinho de doenças graves relacionadas com a alimentação.

Acha que o seu cão comeu o que não devia?
Os cães exploram com a boca. Não importa que você seja muito cuidadoso, é sempre possível que seu cão possa encontrar e engolir o que não deve. Por isso é uma boa ideia ter sempre consigo o número de emergência do seu veterinário.
O que o seu cão pode comer
Pode garantir ao seu cão uma dieta saudável e equilibrada. Peça ao seu veterinário para lhe recomendar uma ração de qualidade. Uma alimentação adequada dá ao seu animal de estimação todos os nutrientes de que ele necessita para uma vida ativa e saudável. Mas isso não significa que você não pode, por vezes, dar ao seu cão a alimentação humana como um tratamento especial – desde que a quantidade seja limitada, e os alimentos sejam cozidos, puros e não gordurosos ou muito temperados.

Lista de alguns Alimentos que são prejudiciais a saúde do seu cão:
Vamos lá

Abacate
Açúautomobile
Álcool
Alho, cebola e cebolinho
Alimentos gordos
Ameixas, pêssegos e diospiros
Café, chá e bebidas energéticas
Amendoins
Carne e peixe cru
Carne gorda e ossos
Chocolate
Cogumelos
Doces e Gomas
Leite e derivados
Louro e noz-moscada
Fermento de Massas
Nozes de macadâmia
Ovos crus
Ossos
Partes verdes da batata, tomate ou ruibarbo
Sal
Uvas e passas
Abacate
Pode pensar que o abacate é muito bom para si – mas não deve dá-lo ao seu cão. Os abacates contêm uma substância chamada Persin. É inofensiva para os seres humanos que não são alérgicos. Mas é altamente tóxico na maioria dos animais, incluindo os cães. Apenas uma pequena quantidade pode fazer o seu cão vomitar e ficar com diarreia.

Açúmotor vehicle
Alimentos e bebidas com muito açúmotor vehicle muchão o mesmo estrago nos cães que fazem nos seres humanos. Podem levar à obesidade, problemas dentários e até mesmo diabetic issues.

Álcool
Cerveja, vinho, licor, alimentos que contenham álcool – nada disto é bom para seu cão. O álcool tem o mesmo efeito sobre o fígado de um cachorro e cérebro que ele tem sobre os seres humanos. Mas para os animais ainda é pior. Basta um pouco para causar vómitos, diarreia, depressão do sistema nervoso central, problemas de coordenação, dificuldade respiratória, coma e até a morte. E, quanto menor o cão, maior o efeito.

Alho, cebola e cebolinho
O alho, a cebola e o cebolinho contêm na sua composição uma substância que provoca a destruição dos glóbulos vermelhos, podendo causar anemia e aparecimento de sangue na urina, caso os animais consumam alimentos temperados com estes ingredientes. Em casos de anemia grave, o animal pode vir a necessitar de uma transfusão de sangue no veterinário.
Como os sintomas da anemia podem demorar a manifestar-se, se sabe ou suspeita que o seu animal ingeriu estes ingredientes, é desireível levá-lo ao veterinário mesmo que ainda não tenha reparado nada de estranho nele.

Alimentos com muita gordura
Podem ser muitos perigosos devido às altas concentrações calóricas. Além de provocar obesidade, um problema que afeta cada vez mais cães e gatos, a gordura em excesso pode provocar vómitos, diarreia e danificar o pâncreas do seu animal.
Tenha especial cuidado, uma vez que os cães e os gatos tendem a sentir-se atraídos e a “roubar” alguns alimentos ricos em gorduras, das nossas mesas e até de caixotes do lixo. Até mesmo nas rações, eles costumam preferir as rações mais ricas em gordura, pelo que a escolha de ração de qualidade e equilibrada é muito importante. O veterinário ajuda-o a escolher.
Ameixas, pêssegos, diospiros e outros frutos com caroço
O problema com estas frutas são as sementes ou caroços. As sementes dos diospiros podem causar a inflamação do intestino delgado em cães. Elas também podem causar obstrução intestinal. A obstrução é também uma possibilidade, se um cão come o caroço de um pêssego ou ameixa. Além disso, o caroço do pêssego e ameixa contém cianeto, que é venenoso para os seres humanos e cães. A diferença é que os humanos sabem que não se pode comer. Os cães não.

Amendoins
Os amendoins devem ser mantidos longe do seu cão, sobretudo se ele for alérgico (ou se não tiver a certeza que não é). Nestes casos, o simples cheirar de um amendoim pode desencadear uma forte reação alérgica no seu animal.

Café, chá e bebidas energéticas
Estas bebidas podem conter cafeína, que em grandes quantidades podem ser fatais para um cachorro. E, não há antídoto. Os sintomas de intoxicação da cafeína incluem agitação, respiração acelerada, palpitações, tremores musculares, convulsões e sangramento. Além de chá e café, a cafeína pode ser encontrada no cacau, chocolate e vários refrigerantes. E também em alguns medicamentos para a gripe e analgésicos.
Carne e peixe cru
A carne e o peixe cru podem conter bactérias que causam intoxicação alimentar. Além disso, certos tipos de peixes como o salmão, truta, sável e esturjão podem conter um parasita que causa a “doença dos peixes.” Se não for tratada, a doença pode ser deadly dentro de two semanas. Os primeiros sinais da doença são vómito, febre e gânglios linfáticos inchados. Cozinhe muito bem a carne e o peixe para matar os parasitas e proteger o seu cão.

Chocolate
A maioria das pessoas sabe que o chocolate faz mal aos cães. O agente tóxico no chocolate é a teobromina, existente em todos os tipos de chocolate, mesmo o chocolate branco. Os mais perigosos são os de chocolate amargo e chocolate sem açúcar fermentado. Comer chocolate, pode fazer um cão vomitar, ter diarreia e ter sede excessiva. Ele também pode causar alteração do ritmo cardíaco, tremores, convulsões e a morte. É um dos casos mais conhecidos de alimentos que os cães e os gatos não podem comer. É preciso ter especial cuidado com os cães, que se sentem tão atraídos como nós pelo sabor doce do chocolate. Existem biscoitos próprios nas lojas de animais para poder dar “um docinho” ao seu cão ou ao seu gato, sem colocar em risco a sua saúde.

Cogumelos
Pode ser um alimento bastante tóxico para cães e gatos, provocando problemas gástricos, de coração, fígado, rins e outros. Em casos graves pode ser deadly.

Doces e gomas
Goma de doces, pasta de dentes, produtos de panificação, e alguns alimentos “light-weight” são adoçados com xilitol. O xilitol pode causar um aumento na insulina que circula através do corpo do seu cão. Isso pode diminuir o açúcar do sangue do seu cão e levar à insuficiência hepática. Os sintomas iniciais são vómitos, letargia e perda de coordenação, podendo levar a convulsões.

Leite e derivados
Num dia quente, pode ser tentador partilhar um bocadinho do seu gelado com o seu cão. Mas o leite e os produtos derivados do leite podem causar diarreia e outros problemas digestivos, além de causar alergias alimentares (que muitas vezes se manifestam como comichão).

Louro e noz-moscada
Estes condimentos podem provocar convulsões, danos no sistema nervoso central e até mesmo a morte. A toxicidade destes alimentos estende-se a nós próprios, pelo que também devemos ter moderação.

Fermento de Massas
Como ele incha, a massa pode esticar o abdóGentlemen do cão e causar dor severa. Além disso, quando a levedura fermenta a massa para fazê-la subir, produz álcool, que pode levar a intoxicação por álcool.
Nozes de macadâmia
Os cães não devem comer alimentos que contenham este tipo de nozes, porque pode ser lethal. Apenas six nozes de macadâmia torrada ou crua podem fazer um cão adoecer. Os sintomas de envenenamento incluem tremores musculares, fraqueza ou paralisia dos membros posteriores, vómitos, temperatura corporal elevada e frequência cardíaca rápida. Comer chocolate com nozes irá piorar os sintomas, levando à insuficiência renal e possível morte.

Ovos crus
Há dois problemas com os ovos crus. O primeiro é a possibilidade de intoxicação alimentar por bactérias como a E. coli ou Salmonela. A segunda é que uma enzima em ovos crus interfere com a absorção de vitamina B em individual. Isto pode causar problemas de pele, além de problemas com o pelo do seu cão.

Ossos
Os ossos podem fazer com que eles se engasguem, sufoquem e até podem perfurar algum órgão interno. Se pretender dar um osso ao seu cão, como presente, é melhor comprar um osso fabricado especialmente para eles, disponível em qualquer loja de animais.

Partes verdes da batata, tomate ou ruibarbo
O consumo destes alimentos pode provocar distúrbios no sistema digestivo, nervoso e urinário.

Sal
Não é uma boa ideia compartilhar alimentos salgados, como batatas fritas, com o seu cão. Comer muito sal pode provocar sede excessiva e intoxicação. Os sintomas de excesso de sal incluem vómitos, diarreia, depressão, tremores, temperatura corporal elevada e convulsões, podendo até causar a morte.

Uvas e passas
As uvas e as passas têm sido frequentemente utilizados como comida para cães. Mas não é uma boa ideia. As uvas e passas podem causar falência renal em cães. E apenas uma pequena quantidade pode fazer um cão adoecer. Vómitos seguidos e hiperatividade são os primeiros sintomas. Apenas no espaço de um dia o seu cão ficará Allowárgico e deprimido. A melhor prevenção é manter as uvas e as passas longe do seu cão.
Nos dias de hoje vemos muitos cachorros morrendo por IMPRUDÊNCIA dos seus donos cada vez mais os cachorros estão a mercê de uma alimentação inadequada,originada de uma falta responsabilidade dos donos que dão qualquer coisa para eles comerem sem ao menos saber se aquilo irá afetar ou não na saúde do seu cão.

Não faça com esses imprudente cuide do seu cão não de alimentos com corante e conservantes e outros usbstancias semelhante pois estas coisas vão acabando com a saúde do seu cãozinho dia após dia cuide do seu cão de uma alimentação one hundred%saudavel e 199% Pure com fibra e vitaminas que irá melhorar a saúde dele a hundred% e ainda pode te dar além de muito alegria pode de gerar uma renda more se você não esta entendo simplesmente nada te apresendo agora o Curso Online Biscoitos Saudáveis Para Cachorro esse curso esta dando muito o que falar principalmente pela mundo da World-wide-web brasil a fora,muitos além de te notado a melhora signiificativa na saúde do seu cão também comecaram a gerar uma renda extra mensal colocando todo o conhecimento em pratica alguns já falam ate de ter conquistado a tal sonhada independencia financeira olha que incrivél venha fazer parte também dessa grande familia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *